Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A ciranda do diabo e a intercessão de Jesus

"Disse também o Senhor: Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos" (Lucas 22:31,32)

O que você faria se tivesse andado três anos ao lado de Jesus Cristo, recebido poder para curar enfermos e expulsar demônios; se tivesse andado sobre as águas, e depois de tudo isso você ouvisse Jesus te dizer que você ainda precisava se converter? Mas foi exatamente isso que o apóstolo Pedro ouviu. Ainda mais estranho foi ouvir Jesus dizer sobre o que Satanás teria "pedido" para fazer com ele: cirandá-lo como trigo!

Quem já teve a oportunidade de assistir à ciranda do trigo talvez tenha uma noção mais clara do que Jesus ilustrou a Pedro: pega-se uma braçada de pés de trigo ceifado e bate-se violentamente contra a peneira (ciranda), seguidas vezes. A cada novo golpe, alguns grãos atravessam a trama da peneira, caindo sobre um pano estendido, até que nas mãos do cirandeiro reste apenas a palha do trigo e sobre o pano, apenas grãos. A violência e a repetição do processo ilustram bem o desejo do inimigo sobre a vida de quem busca se santificar e permanecer no caminho de Deus. Para ele, o proveito não está nem na palha que ficará em suas mãos, nem nos grãos que jazem sobre o pano, mas no prazer que ele extrai da violência do processo de desagregação do fruto que estava na planta, e se a planta não tiver frutos, mas apenas joio e palha, aí será ainda mais recompensador pra ele.

No entanto, assim como nós, Pedro tinha a Jesus por intercessor. Pedro sequer sabia do que se passava nas esferas espirituais a seu próprio respeito. Antes mesmo que viesse a saber, Jesus já havia providenciado a intercessão por seu discípulo. Caso você esteja sentindo-se "cirandado como trigo", tenho certeza de que Jesus Cristo está intercedendo ao Pai em seu favor para que a sua fé também não desfaleça.

É muito interessante notar que Jesus não intercede para que Pedro não seja cirandado, mas para que a sua fé não desfaleça enquanto passa pela prova. Todos nós seremos cirandados pelo inimigo, e é até mister que isso aconteça, isso nos faz crescer, amadurecer e aprender a depender de Deus e a jamais confiar em nós mesmos e em nossa força.

Muitas vezes nos perguntamos por que servimos a Deus, buscamos Sua justiça e ainda assim somos afligidos. Por que algumas coisas acontecem conosco causando dores profundas? E ao olharmos para essa passagem Bíblica temos uma revelação fantástica do que ocorre no mundo espiritual. Apóstolo Paulo, em carta aos Efésios afirma: "Pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." Efésios 6:12.

A vida de Jó é outra bússola para tempos difíceis, pois aquele homem, mesmo sendo honesto e verdadeiro foi peneirado, esmiuçado. Mas cada pedaço de trigo que caiu da peneira no chão, cada grão que subia e descia ao ser sacudido, germinou milagrosamente multiplicando sobremaneira, exatamente como ensinou o nosso Senhor: "Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto. (João 12:24)

Jefferson Martins
Pastor da Igreja Evangélica de Peruíbe
Peruíbe - SP
Textos publicados: 29 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.