Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A armadura de Deus

No texto anterior, vide "OS MORTOS NÃO MORREM", discorri sobre a sui-generis existência, na região noroeste do México, de uma mansão [sobrado] que se destina ao sepultamento dos traficantes assassinados.

O imóvel é todo blindado à prova de balas de elevado calibre não para proteger os mortos, mas os vivos que os visitam.

No final fiz referência ao diabo que "como leão que ruge fica ao derredor buscando a quem possa tragar"; a porção bíblica que nos alerta, sobre o risco de nos expormos, recomenda o uso da armadura de Deus para que fiquemos blindados contra os ataques do maligno.

Recomendei aos leitores a leitura de todo o texto bíblico destacado para a tomada de ciência do que é e como funciona a proteção divina dos filhos de Deus; depois, entendi melhor falar sobre isso em artigo seguinte, como faço agora.

O texto autoexplicativo diz: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho, Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar" (Ef. 6 11-20).

A armadura de Deus é um conjunto de equipamentos que se somam para a proteção total do corpo, são eles:

- Cinto – o cinto da verdade nos leva a dizer a verdade sempre e lembra-nos que o Senhor Jesus afirmou que Ele é e Verdade (Jo. 14 6);

- couraça – a couraça da Justiça que nos protege o peito e nos dá a orientação de que temos que ser justos, como Deus o é;

- calçados – pés calçados, protegidos, com o evangelho da paz, ressalta que devemos estar sempre atentos [prontidão] para a promoção da paz que o evangelho nos ensina e só o Senhor Jesus é a Paz;

- escudo – escudo da fé, a fé é o escudo que nos protege o corpo, o coração, e que nos dá condições de crer no Senhor Jesus e sermos preparados e livrados das setas inflamadas do maligno;

- capacete – capacete da salvação, a salvação nos protege a cabeça [a mente]; salvação [conversão ao Senhor Jesus] diz-nos a Escritura Sagrada: "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Rm. 8 1).

- espada – finalmente a armadura está completa com a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus; se tivermos a Palavra no coração, sempre, é dela que vamos falar, pois "a boca fala do que está cheio o coração" (Lc. 6 45).

Como vimos os componentes da armadura são defensivos, exceto um, que é a espada, esta ofensiva; ou seja, a espada, que é a Palavra de Deus, deve estar sempre na ofensiva como disse Paulo a Timóteo:

"Prega a Palavra, insta, QUER SEJA OPORTUNO, QUER NÃO (*), corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (II Tm. 4 1-2).

(*) Outra tradução diz: "A TEMPO E FORA DE TEMPO".

A espada pode e deve ser, também, instrumento defensivo, deve estar sempre "afiada" para que saibamos justificar a razão da nossa fé àqueles que nos redarguirem: "Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós" (I Pe. 3 15).

A Palavra de Deus é viva e eficaz e "nunca volta vazia" (Is. 55 11); quando dela falamos a semente está sendo plantada e um dia frutificará, haverá conversões ao Senhor Jesus.

Então, como aqueles traficantes precisam de um mausoléu, blindado, para que não sejam mortos pelas balas de seus adversários, nós também, que estamos à mercê das autoridades e poderes dos dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais, precisamos estar protegidos por Deus, orando sempre, pela presença do Espírito Santo de Deus em nós para que o diabo e seus demônios não nos ataquem, não tenham poder sobre nós.

"Aquele que é nascido de Deus (Jo. 1 12-13) o maligno não lhe toca" (I Jo 5 18).

Pense nisso!
São Paulo - SP
Textos publicados: 798 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.