Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a NTLH: Fatias históricas pipocaram...

3 revistas! – a 3ª diferente!!!...

Sob este título e sobre aquelas 3 revistas, infracitadas, escrevi um artigo para um jornal. Mas, este é específico, especial e exclusivo para este espaço desta Revista. Ouso compartilhar, apenas, u´a coisinha de cada um desses 3 periódicos.

1- Evangelização Integral:
§ A 1ª revista, da SAF – Sociedade Auxiliadora Feminina –, da Igreja Presbiteriana do Brasil, é a SAF em Revista, ano LX, abr.-jun./2014. Escrita especialmente por mulheres e especificamente para senhoras, todavia, não exclusivamente, pois alguns homens nela escrevem, e ela é recomendável para tais. § Lendo-a, em parte da manhã e da tarde do dia 10 último, compartilho o lembrado por Maria Ribeiro da Silva Mourinho da “prática da evangelização integral; exercício da misericórdia” (página 12). Miriam Gomes da Silva escreve sobre o “Projeto Realização de Impacto, com o objetivo de pregar as boas-novas [...], demonstrando compaixão para com o próximo por atitudes concretas de amor, ajudando-os em seus desafios diários.” Mas, embaixo, ela registrou algo mais alto – pois, mostrou algo colocado em prática: Evangelização “e ação social” (caderno especial, pág. 8) [...] com atendimentos médicos especializados, “exames [...] lanches [...] corte de cabelo, doação de cestas básicas” (caderno especial, p.13). § As denominações conservadoras e/ou fundamentalistas, que tinham medo do social da metade da década passada dos 60 à dos 70, respectivamente, pelo processo de “marxitização” (li essa palavra algures e alhures!) que alguns seminários denominacionais tiveram, e, por outro lado, por causa do que o Congresso de Lausanne alertou sobre o lugar correto da ação social. Mas, do final do século XX para o início do XXI, houve aberturas para o social, vendo a evangelização como a salvação da alma, sem omitir respostas ao corpo, ou melhor, ao homem como um todo – pregar todo o Evangelho para o ser humano como um todo! –, daí evangelização integral!!!

2- Visitação Eclesial:
§ O 2º periódico, da Academia Valadarense de Letras – Suindara, ano X, número 19, jan.-abr./2014 –, lida após o almoço de 11/4, tem a edição do quadrimestre passante para mostrar o que algumas mulheres – a maioria senhoras! – fizeram de bem e de bom, especialmente em beneficência! –, em Governador Valadares!!! Será por que está só u´a mulher evangélica, quando sabemos o que muitas varoas evangélicas já fizeram por esse município? § Cito o que essas senhoras fizeram, para isso tendo de visitar, não só lares ou residências, mas, até, zonas boêmias e prisões. Cirene Dutra de Rezende Albergaria, hoje octogenária, esposa de ex-prefeito, subia morro! Tinha algo de político nisso!!! (p. 15). Ilsa Martins Magalhães, membro do Conselho Municipal de Educação, não deixou de registrar que “Em épocas calmas, visitava-os [os do morro] fazendo seu trabalho filantrópico. Em período eleitoral, buscava os votos” (idem). Mas, olhemos o positivo: “visitava-os fazendo” filantropia. Maria Duarte Byrro tinha “visitas semanais [que] se estendiam aos presos”. Ao chegar de duma dessas “um filho a repreendeu por ter ido ´àquele ambiente´.” (p. 29). A acadêmica Maristela Impellizieri Ribeiro Albin, cujo patrono é Carlos Drummond de Andrade, completa dizendo que Dona Inhazinha não titubeou e respondeu: “Precisam de nossa visita e do nosso apoio” (idem). § Como pastor presbiteriano, sei como a visitação é um ministério importantíssimo, mas – mal! – tão esquecido nos dias de hoje!! Não só pastores precisam visitar ovelhas, mas-MAIS, ovelhas visitarem ovelhas, e,até, ao pastor!!!

3- Compreensão Final:
§ A 3ª revista, lida antes do café das 3, duma associação que evangeliza judeus – Rocha Eterna, ano VIII (1980), n.º 32 – traz do The Jewish Press, dentre várias estatísticas do Hebraico, que as 1.000 palavras básicas ensinadas para um 1º contato com a Língua, 800 delas fazem parte do Hebraico Bíblico. § Como se não bastasse, mais u´a animação para o estudante do Hebraico! § Não nos esquecendo que o ensino do Hebraico nas faculdades de Teologia é pacífico!! – é para leitura e análise, não para conversação!!!

Isso tudo nos anima à evangelização integral, à visitação eclesial – que se deve somar à pastoral! –, bem como mais um ânimo para estudar a língua Hebraica, que foi o que aproveitei, quando seminarista no Recife/ES, inclusive estudando Hebraico contemporâneo com judeus, para conversação...

(Tripas/tri-Paz – 440).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta