Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

1/2 noite! Kadê o óleo?

½ noite? Óleo? – o que significa isso?

Às vezes pessoas comentam, particularmente, que exponho os assuntos sem a "tecnicidade" da matéria; quem sabe falta hermenêutica? quem sabe peco na exegese?

Há que se lembrar que não escrevo para teólogos [eles é quem têm de me ensinar]; como leitores, creio, tenho pessoas de diversas áreas de atuação humana, quer intelectuais, quer não; então, tenho que me expressar de modo inteligível a todos, até porque a Palavra de Deus nos diz que Ele deu entendimento aos humildes não a sábios:

"Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que NINGUÉM SE VANGLORIE na presença de Deus" (I Co. 1 26-29).

Toda a glória, temos que nos lembrar, pertence a Deus e tão somente a Ele.

Há quem ache que a menção a "1/2 noite" se refere a trabalhos que outras crenças fazem nas encruzilhadas; nada disso! Essa expressão foi utilizada, pelo Senhor Jesus, na parábola das dez virgens.

Profeticamente, a Palavra de Deus diz que o Senhor Jesus é o noivo, e que Ele voltará para buscar a noiva [igreja – os convertidos ao Senhor Jesus]; todavia, Ele já havia dito que "ninguém sabe o dia e nem a hora", "Ele pode vir ‘como’ o ladrão, à noite, de surpresa quando todos dormem."

Então, na parábola referida, Ele fala em dez virgens, suas "damas de honra" para as futuras bodas, digamos; cinco delas gastam despreocupadamente o óleo de suas lamparinas [Thomas Edison ainda não havia inventado a lâmpada elétrica], as outras cinco preservam o óleo – então, de surpresa, à ½ noite, chega o noivo e as néscias têm que pedir óleo emprestado às prudentes para a jornada noturna, e não lograram sucesso – ficaram para trás!

Isso nos leva a refletir que devemos, também, estar preparados para o dia do "arrebatamento" dos convertidos ao Senhor Jesus, pois Ele foi nos preparar lugar e voltará para nos levar para ficarmos nas moradas por Ele preparadas, onde Ele está (João 14 1-3).

Se somos d’Ele temos o Espírito Santo de Deus: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele" (Rm. 8 9).

Na carta aos cristãos da Galácia, Deus, pela "pena" do Apóstolo Paulo, nos declina quais são as características do "fruto" do Espírito Santo de Deus em nós; já enunciei isso em artigos anteriores, mas nunca é demais repeti-los para que "vigiemos e oremos"; no aguardo do Senhor, temos que estar preparados:

"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, DOMÍNIO PRÓPRIO. Contra estas coisas não há lei" (Gl. 5 22-23).

- ½ noite! Kadê o amor?
- ½ noite! Kadê a alegria?
- ½ noite! Kadê a paz? [Paz que só o Senhor Jesus dá]
- ½ noite! Kadê a longanimidade? [paciência, resignação com que se suportam contrariedades, malogros, dificuldades, etc.].
- ½ noite! Kadê a benignidade? [generosidade, benevolência].
- ½ noite! Kadê a bondade?
- ½ noite! Kadê a fidelidade? [o fiel no pouco é fiel no muito].
- ½ noite! Kadê a mansidão?
- ½ noite! Kadê o DOMÍNIO PRÓPRIO?

Pensando em todas essas características de fé, daqueles que estão em Cristo Jesus, virtudes que têm que fazer parte do nosso dia a dia, minuto a minuto, eu me lembro dos dizeres do Senhor Jesus:

"Contudo, quando vier o Filho do homem [Ele próprio], achará, porventura, fé na terra?" (Lc 18 8b).

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Hb. 11 6).

- ½ noite! Kadê a fé?

Pense nisso!
São Paulo - SP
Textos publicados: 468 [ver]
Site: http://www.sefiel.com.br

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.